Processo utilizado para remover corrosão, tintas envelhecidas e demais impurezas aderidas a superfícies metálicas, sendo o método mais econômico, podendo até substituir o processo de desengraxe no tratamento químico.
 
 
Limpeza de peças de metais e plásticos
Limpeza de moldes
Fosqueamento em metais, plásticos, vidros e outros
  materiais
Retirar rebarbas de metais e plásticos
Manutenção industrial
Shot-peening ( aliviar tensões superficiais em materiais)
 
 
Granalha de aço esférica (shot) - Limpeza de carepas e rebarbas de peças fundidas ou forjadas. Para tratamento de shot-peening.
 
Cranalha de aço angular (grit) - Limpeza da superfície metálica para eliminar a corrosão até o metal branco e produzir um padrão de ancoragem que melhore a aderência do posterior tratamento, seja por pintura, metalização ou emborachamento.
 
Oxido de alumínio - É abrasivo de grande agressividade. Utilizado em gabinetes nos tratamentos de peças de vidro, plásticos e metais não ferrosos. No geral é operado com baixa pressão, para obtenção de acabamentos finos.
 
Pó de quartzo - Abrasivo mineral extraído de jazidas, seus grãos são de alta dureza, mas se fragmenta com muita facilidade. Sua utilização é mais comum em serviços externos.
 
Micro esfera de vidro - Utilizada para tratamento de peças em que não pode haver alteração da dimensão após o jateamento. Usado para tirar rebarbas em peças de plásticos, molde de alumínio, baquelite, em tratamentos de shot-peening e para fins decorativos.